quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Um pouco de História

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi apresentada a 10 de Dezembro de 1948. É um documento redigido no âmbito da Organização das Nações Unidas, fundada no rescaldo da II Guerra Mundial (1939-1945) e aprovado na Assembleia Geral daquela Organização, tendo obtido 48 votos a favor, 8 abstenções e nenhum voto contra. Na altura, houve necessidade de redigir um documento desta natureza, face aos acontecimentos sombrios que ocorreram durante o período de guerra, ainda na memória de todos.
Foi T. W. Adorno* que afirmou que depois de Auschwitz* seria impossível escrever mais poesia. Com isto, Adorno pretende chamar a atenção para a necessidade de não esquecermos as atrocidades cometidas durante o período de guerra, a fim de não deixarmos que tornem a repetir-se. A Declaração Universal dos Direitos Humanos surge exactamente como uma espécie de compromisso assumido pelos países que a assinaram, um compromisso de respeito perante o Outro, qualquer seja a sua cor, sexo, etnia, credo, convicção, condicção social, etc.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi o primeiro instrumento internacional a fixar normas promotoras dos direitos civis, políticos, religiosos, sociais, culturais e económicos para todos.


* Filósofo e sociólogo alemão de origem judaica que nasceu em 1903 e faleceu em 1969. Teve que exilar-se por causa da perseguição movida contra os judeus pelo regime Nacional Socialista Alemão.

*Auschwitz é um dos campos de concentração criados pelos Nazis na II Guerra Mundial e onde foram exploradas e por fim exterminadas milhões de pessoas em função do facto de serem judias, de etnia cigana, homossexuais, portadoras de deficiência ou opositoras ao regime nazi.

Nenhum comentário: