quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Dia dos Namorados - vale a pena investir em desamor?


Fotografia de Floria Sigismondi

É altura de celebração. E a nossa escola não é diferente, pelo que os nossos alunos mergulham na azáfama própria desta altura: celebrar o amor, o namoro, endereçar os afectos e acima de tudo, comprovar esses afectos. Mas aproveitemos também para pensar um bocadinho no lado menos bom: como já aqui divulgamos, a maioria dos casos de violência começa ainda no namoro e os mais recentes estudos apontam para dados assustadores: um em cada quatro jovens sofre de violência no namoro, quer essa violência seja física ou psicológica.


"A gente é muito preciosa, e que é somente até certo ponto que a gente pode desistir de si própria e se dar aos outros e às circunstâncias. Depois que uma pessoa perder o respeito de si mesma e o respeito de suas próprias necessidades - depois disso fica-se um pouco um trapo. (...) há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo."
Clarice Lispector, escritora brasileira

Só conseguimos respeitar os outros se primeiramente tivermos respeito e amor por nós próprios/as. E portanto, só podemos amar plenamente outra pessoa, se primeiro cuidarmos do amor em relação a nós mesmos/as. E quem se ama não pode permitir que o outro lhe ofereça apenas desamor. Vale a pena investir numa relação que sob o nome do amor, apenas oferece desamor?

Nenhum comentário: